Tudo sobre cruzeiros: dicas, notícias e curiosidades!
Norwegian Cruise Line (NCL), Noticias

Norwegian Bliss se torna maior navio a atravessar o Canal do Panamá

por em

Graças ao novo Canal do Panamá, inaugurado em 2016, o Norwegian Bliss se tornou o maior navio de cruzeiro a atravessar entre o Atlântico e o Pacífico pelo ‘atalho’ na América Central.

Recém saído do estaleiro, o navio de 168 mil toneladas passou pelas novas eclusas do canal a caminho de Los Angeles. Mais novo navio da Norwegian Cruise Line, o Bliss será dedicado a cruzeiros pelo Alaska, com partida de Seattle, nos EUA. Como foi construído na Alemanha, o navio já atravessou o Atlântico, e agora também o Canal do Panamá, para chegar em sua primeira casa.

Parte da classe Breakaway-Plus, o Bliss tem capacidade para mais de 5,000 passageiros. O navio foi construído no estaleiro Meyer Werft e entrou em operação no fim do mês passado.

Navios New-Panamax

O novo Canal do Panamá pode receber navios post-panamax com até 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. Navios com dimensões menores que as limite são agora chamados New-Panamax ou NeoPanamax. Com isso, praticamente todos os navios de cruzeiro da atualidade podem passar pelo Canal ampliado.

Antes, apenas navios com até 32.2 metros e 294 metros de comprimento eram suportados pela via. Dessa forma, muitas das embarcações atuais, como o Costa Favolosa, não tinham capacidade de atravessar o canal.

O primeiro navio de cruzeiro a usar o novo Canal foi o Disney Wonder, em maio de 2017. Já a primeira companhia a oferecer cruzeiros regulares por lá foi a Princess, em 2017/2018.