Tudo sobre cruzeiros: dicas, notícias e curiosidades!
Celebrity Cruises, Noticias

Celebrity Cruises lança iniciativa para contratação de cadetes africanas

por em

 A Celebrity Cruises anunciou no fim de setembro uma parceria com o Regional Maritime University (RMU) de Gana, na África. O acordo marca a primeira vez na história da indústria de cruzeiros em que oficiais náuticas femininas de um país da África Ocidental serão abertamente recrutadas para trabalho a bordo.

O novo Programa de Cadetes da Celebrity em parceria com a RMU já teve resultados. Junto com o anúncio do acordo, a companhia também noticiou o recebimento da primeira oficial do programa, a cadete Nicholine Tifuh Azirh, formada pela RMU e que agora faz parte da equipe da ponte de comando a bordo do Celebrity Equinox.

Presidente da Celebrity Cruises, Lisa Lutoff-Perlo, com a nova cadete, Nicholine Tifuh

A parceria com a RMU surgiu quando a presidente da companhia, Lisa Lutoff-Perlo, se reuniu com estudantes da Fraternidade Mandela Washington. Na Florida International University (FIU), conheceu Tifuh Azirh, que compartilhou sua inspiradora história de perseverança; Tifuh Azirh fez duas graduações e continuou se aperfeiçoando. Mesmo assim não conseguiu oportunidades na indústria marítima, apesar do seu desempenho acadêmico, atuação como professora na RMU e sua experiência como cadete.

“Depois de ouvir a história de Nicholine, eu me encontrei com nosso Vice-Presidente de Operações Marinhas Globais, Patrik Dahlgren, para ver o que precisávamos fazer para dar a ela, e outras, as oportunidades pelas quais elas batalharam. Um ano depois, estou animada em compartilhar as novidades da nossa parceria com a RMU e em dar boas-vindas a Nicholine a bordo “, disse Lutoff-Perlo. “Nicholine não é apenas uma nova contratação, ela simboliza a esperança de mulheres em todo o mundo que sonham em trabalhar em uma indústria muito masculina; ela é o rosto de nossa parceria líder no setor; e ela é um exemplo incrível do compromisso da Celebrity Cruises em abrir os horizontes do mundo”.

“O sucesso de Nicholine é o sucesso do nosso mundo inteiro. Sua história mostra o poder de parcerias ‘ganha-ganha’ e o impacto positivo que elas têm em nossas comunidades – e além”, disse o presidente da FIU, Mark B. Rosenberg. “A FIU orgulha-se de ser a única universidade na Flórida a acolher o programa Mandela Washington Fellows do Departamento de Estado – e usar nossos recursos, talentos e parcerias para ajudar a preparar a próxima geração de líderes mundiais. Estamos tão orgulhosos em fazer parte da jornada de Nicholine para uma carreira de sucesso!”

“O objetivo da nossa parceria com a RMU é inspirar e revolucionar normas sociais que pesam sobre as mulheres nas nações da África Ocidental, como o Gana”, disse Patrik Dahlgren, Vice-Presidente de Operações Marítimas Globais, Celebrity Cruises. “Nicholine é nossa primeira cadete e também pioneira para as mulheres em seu país; seguindo em frente, vamos continuar a avaliar candidatas e impulsionar o desenvolvimento de um setor para oficiais marítimas em uma parte do mundo que tradicionalmente não atende as oficiais do sexo feminino”.

Tifuh Azirh se juntou à família Celebrity Equinox em 27 de agosto de 2017. Parte da classe Solstice, o Equinox tem cerca de 125,000 toneladas e capacidade para 2,850 passageiros. O navio costuma alternar temporadas no Caribe e no Mediterrâneo.

Frota da Celebrity tem duas comandantes

Comandante Nathaly na proa de seu navio, o Celebrity Xploration

A Celebrity Cruises também se orgulha de ter em sua equipe dois comandantes do sexo feminino. Recentemente, a companhia apresentou a primeira mulher a capitanear um navio de cruzeiros nas Ilhas Galápagos. Na ocasião, a equatoriana Nathaly Albán foi nomeada comandante do recém-renovado Celebrity Xploration.

Operando cruzeiros de expedição, o navio tem capacidade para cerca de 16 passageiros. Trabalhando para a Celebrity desde 2006, Nathaly já serviu também a bordo do Celebrity Xpedition. Com capacidade para 100 passageiros, o navio é um dos maiores a operar nas Galápagos.

A companhia premium, no entanto, já contava com uma mulher no comando de um de seus navios. Desde 2015, Kate McCue é comandante do Celebrity Summit. Segundo a Celebrity, essas iniciativas são parte de sua ‘dedicação em promover o papel das mulheres na liderança’.